Não endureça o seu coração - Você adoecerá se fizer isso!
Hoje em especial, eu quero por este texto aqui.
Preciso que este texto chegue em alguém que esteja com uma atitude de endurecimento.
O TEXTO :
‘’... Não endureçais o vosso coração... ’’
Vamos lá!
É sobre isso que quero escrever, se bem que querer não é bem o que quero, daí já vi que também estou tentando endurecer meu coração, mas em quem tenho crido, posso falar isso de alma desperta e coração aberto.
Não quero falar sobre isso e Deus sabe que não quero.
Mas vou sim escrever sobre esta dureza de coração que nos compele aos mais altos sacrifícios na mente e no corpo, na alma e no coração, e quando percebemos o peso que nos encontramos, queremos reclamar, choramingar pelo sintoma causado e não pelo que causou.
Onde começou?
Por que começou?
Não tive outra saída? Não mesmo?
Eu tenho que estar assim? Endurecida no coração?
Vamos ver o que é endurecer o coração:
_ Tornar-se insensível;
_ Não estar de acordo com a tranquilidade que exprime o espírito manso.
Ser sensível: emotivo; que recebe facilmente as sensações externas; passivo de sofrer modificações, e de sofrer determinadas ações.
Então, estar sem sensibilidade para com os outros e para comigo.
Então se deixo de ser sensível, eu me torno sem emoção, não recebo as sensações externas dentro de mim, não sofro modificações e nem determinadas ações me fazem diferença.
Resumindo: SOU UMA PESSOA INDIFERENTE.
Eu sou indiferente, ou seja, não demonstro interesse por algo ou por alguém, não dou atenção, sou insensível, apático.
Veja, estou tentando descrever como é uma pessoa que endurece o coração...
Eu poderia simplesmente começar a falar daquilo que faz o coração endurecer: decepções, tristezas, revolta, angústias, sofrimentos, e tudo o mais que joga a alma da pessoa num calabouço e logo a seguir é posto a tampa para que esta pessoa não saia de lá.
Mas preciso crer que o calabouço é grande, tem saídas, e não entramos nele forçadamente e sim por decisão.
Eu tinha separado alguns versículos para demonstrar o quanto podemos endurecer nosso coração de modo inconseqüente e tornar nossa vida tão difícil que o peso que carregamos é algo tão preocupante que um só versículo resume nossa condição humana e espiritual ao qual nos colocamos:
_ Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito ( único), para que aquele que nele crê NÃO PEREÇA, mas tenha a vida eterna. Jo 3:16
A situação é tão extrema que foi preciso Deus intervir e esta intervenção até hoje faz parte de nossas vidas.
Quem hoje não recorre a Jesus Cristo em sofrimento, em angústia, em desespero?
E crê que Jesus dará a solução?
Acredito eu que todos.
Muitos.
E passei dias e dias pensando o que escrever com este tema.
Confesso que tive momentos de solidão e tristeza ao pensar nisso e fui aos poucos percebendo que a minha dureza de coração em me recusar a fazer estava me machucando e esta amostra curtinha me fez recuar e conversar com Deus.
Pai... Vou escrever exatamente o que?
Falar do deserto daqueles que endurecem seus corações e ficam dando volta em círculos e sem nada em volta... Sofrem por um algo que basta dizer um sim e aceitar o amor invadir, expor o orgulho que mata e deixar entrar a alegria da sua Presença?
Falar da tristeza e angústia que é ser aprisionado por dentro com correntes de dor e de sofrimento por um algo que já se passou.
Falar de que meu Deus?
Falar de pessoas que escolhem o passado que querem perpetuar dentro de si e não estar aptos para o presente?
Falar de pessoas que fizeram a escolha de não andar no tempo?
Pai... Eu vivi isso...
Eu sei o que eu passei.
Eu sei como errei e de que modo feri também alguns por escolher perpetuar o passado dentro de mim e ele tomar conta de meus pensamentos, de minhas emoções, de minhas atitudes, e ir caminhar perdendo todo o meu presente e não construir nada pro amanhã.
E vou falar disso?
E dentro de mim pude sentir e desta sensação pude expressar em pensamentos:
_ sim... Fale desta oração... Fale disso que você acabou de orar...
Fale de como você parou de endurecer seu coração e passou a perceber o mal que isso te causava. Fale... Escreva... E deixa o resto que acontecerá.
Meu Deus!
Eu posso dizer que cura interior é justamente isso: Deixar que nossas emoções contidas sejam libertas por nós para que a chave da prisão que prende minha alma e desfaz qualquer contato com meu espírito seja usada para a libertação de todo o meu ser, ser um no Pai, no Filho e com o Espírito Santo me conduzindo.
Um certo dia, numa ocasião onde eu fui pra uma igreja por pedido de minha irmã, que me disse: Hoje! Hoje eu verei você ser renovada. Hoje eu sei que Deus me dará esta visão.
Vá, este é o endereço, saia mais cedo do trabalho e vá!
Eu pensei...
E fui a noite ao local onde ela me deu o endereço... Vi, participei me contive e muito, ohhh como me contive me prendi, toda e emoção foi presa por mim ali, eu tinha forças pra isso e usei. Ao mesmo tempo algo em mim clamava dentro de mim para que eu não fizesse aquilo comigo.
E acabou o culto.
Fui pra casa.
Passado uns minutos todos chegaram, e Sandra me perguntou você foi?
Pronto... Acabou ali minha resistência.
Chorei... Como chorei...Nunca tinha chorado como aquele dia... Toda lágrima que não rolou no meu rosto durante algum tempo de dor, foi rolada aquela noite... Sandra não deixou que ninguém chegasse perto de mim... E fez um culto de louvor ali... Todos que estavam alio ficaram cantando... E eu não parava de chorar...
Tudo, mas tudo que estava acumulado em mim, foi saindo...
Sandra cuidava da juventude da igreja, então onde ela estava haviam jovens e lá estavam eles, quase da minha idade, e um deles telefonou pro pastor da igreja de minha irmã e depois foi meu mentor espiritual por anos: Hélio Custódio.
Ele e sua esposa Lourdes foram pra lá, seus filhos já estavam lá louvando e ele fez ali uma oração... Um pedido a Deus e todos com ele também fizeram: lembro-me e nunca vou esquecer.
Pastor Hélio orou: Pai, não sei a dimensão da dor de sua filha, somente o Senhor pode ver, entender e fazer algo para que alivie e lhe dê forças para sair deste abismo de dor.
Pai eu te peço pelo nome de seu Filho que levou sobre si todas as nossa dores, que sua filha possa sair deste choro uma nova pessoa e tudo que estava presa dentro dela e a fez ser prisioneira dentro de si, que o Senhor, somente o Senhor pode dar libertação de tanta dor e faze-la nascer, nascer de novo e deixar o passado no mar do esquecimento.
Dê a ela Pai, o conhecimento do seu amor, de fé, de força que ela pode sim sair daqui hoje leve, aliviada.
Existem dores internas, na alma no coração que somente um renovo espiritual faz com que seja liberta a alma e livre a alma para por fim se achegar a Deus de modo que nós podemos agradecer o que foi feito em nossa vida que tanto pereceu por uma situação do passado que nos consumiu e nos fez refém de uma tristeza sem fim...
Não há psicólogo ou terapia que nos liberte de sentimentos tão primitivos e tão destrutivos da convivência natural com Deus.
E este sentimento transfere para a nossa vida externa uma indiferença com tudo e com todos do nosso presente e nos faz errar e seguir errando.
Muitas vezes passamos anos e anos errando e não entendendo a raiz de todo o erro.
Vou continuar falando disso...
Comentários
Postar um comentário