Fé abalável - Fé inabalável - Eis a questão Parte 1
Olá amados!
Quanto tempo hein?!
Estive com uns probleminhas aí que ainda precisam de atenção e acima de tudo, de cuidados, mas agora já sinto que dá pra continuar a ser e estar na mesma agitação que antes eu estava, só que agora, sabedora dos riscos que corro se extrapolar nesta agitação.
Faz um mês que fiz uma ressonância magnética do crânio e foi acusado umas lesões isquêmicas e também um cisto de 2cm e isso não é bom.
Estou em pleno tratamento médico e, estas medicações são bem chatinhas, me deixaram muito lesada mentalmente.
Agora estou mais acostumada com elas e já dou meus primeiros passos depois do susto e sigo com o tratamento e sei que terei que fazer exames semestrais para avaliar o crescimento deste cisto e a evolução dele, bem como o estreitamento das artérias…
Aff… Papinho chato não é?
Pois é, mas agora já sei o por que de tantas dores de cabeça!
Em meio a estes tumultos da vida, andei levando algumas rasteiras dos sentimentos que eu achava que eram inabaláveis e aprendi a lidar também com aqueles que achamos ser abaláveis.
Passei a questionar certas firmezas que ao longo da vida consolidamos com certas ou erradas.
Quero conjecturar agora com as certezas da vida e as incertezas que podem ser tão certas quanto as próprias certezas e ambas podem escorrer pela nossa vida como uma água que de cima cai sobre nós, passa por todo o nosso corpo e no chão se espalha e volta pra terra.
Quero começar pela fé.
Sim… Pela fé!
Fé é um algo intocável para qualquer outra pessoa senão nós mesmo, quando a temos.
Não podemos dividir e nem emprestar.
Só nós podemos ter, sentir, vivenciar o que dela esperamos e na máxima da afirmação, expor que tal fato já era esperado por nós acontecer porque acreditamos absolutamente que iria acontecer.
A fé sofre de uma abstinência que é seu próprio alimento tal falta: a falta de realidade presente para crer que aquilo que esperamos mesmo sem uma mínima visão, em algum tempo da nossa vida, irá acontecer.
Acreditamos nisso sem que isso esteja acontecendo no presente momento, mas uma força interior que nasce dentro de nós mesmo, estabelece este crer sem horizontes.
E, acontece!
Pronto, aí está algo certo, algo com a única certeza que podemos aceitar sem questionar porque os fatos nos provam que é algo inabalável e não sofre transformação inversa.
A nossa fé!
Mentira!
Fé pode ser sim abalada!
Quantas e quantas vezes esperamos, crendo mas olhando pra trás e pedindo socorro pra Deus ou pra religiões e abrimos bem a boca e dizemos: Ahhh, minha fé me diz que tá tudo bem!
Mentira!
Se estivesse bem, a pessoa não estaria indo de porta em porta, de fé em fé ( dos outros ) para se estabelecer sua própria certeza que a fé que há em si pode ser fundamental para que seu ser interior não caia em dúvida daquilo que espera acontecer.
Pedro disse que Jesus era o Cristo ( dizendo isso, ele afirma que Jesus veio ao mundo para ser sacrifício da humanidade) E o negou 3 vezes porque teve medo!
Este mesmo Pedro também, mesmo vendo muitas maravilhas de Jesus, multiplicação dos pães e peixes, cura de enfermos, pesca milagrosa e tudo o mais, ainda assim quando Jesus o manda andar por sobre as ondas revoltas, ele vai e no meio dos seus passos, olha em volta, vê a tempestade e afunda de medo.
Então meu amigo, não venha me dizer que a fé não é abalável porque é sim!
É fácil voce orar, rezar para seu semelhante e fervorosamente mas, receba uma notícia que te tira o chão e peça que voce seja forte o suficiente por mais tempo que sua própria determinação de força física.
Aí é que o bicho pega!
Agora vou te dizer o inabalável.
E, não é a fé que quero dizer.
É a certeza.
Parece igual não é?
Afinal, dizemos que fé é o firme fundamento, a certeza daquilo que não vemos mas esperamos que exista.
Pois é amados, mas as coisas não são bem assim não. ( minha humilde opinião)
A fé pode ser abalada por circunstancia da vida sim mas a certeza que estas circunstancias não vai te abalar, isso é pertinente a voce ter ou não ter dú vidas daquilo que voce crê.
Falarei por mim.
Passei um tremendo susto hoje, especialmente hoje.
Um susto tão grande que pensei seriamente que eu ia ter um treco.
E, por uma fração de segundo, não pude pensar na família, no meu filho, em absolutamente em nada além do próprio desfecho do susto.
Percebi meu imediatismo e deste imediatismo vi que não tive dúvida alguma quanto a minha falta de medo de uma determinada coisa, fato.
E, dentro desta esfera, pude ter certeza que a dúvida não me ameaça em nada.
É complicado entender?
Sim.
Vou resumir.
Quando temos fé em algo, atribuímos que este algo está fora de qualquer suspeita interior.
Quando descobrimos que a nossa fé está sendo direcionada para algo que não é o que nossos olhos mentais nos diz que é, ficamos abalados e destituídos desta força que nos capacitou de crer e ruímos.
Ando vendo casas, coisas que pra mim era ‘’Sagrado’’ porque minha boa fé, minha certeza me dizia que valia à pena depositar fé nelas e hoje, depois que vi que minha fé foi em vão porque a certeza deu lugar a dúvida, perdi aquela crença que me fazia ser impetuosa nos cuidados e zelo e vejo que algumas vezes mais vale um punhado de ganho do que o bem que se pratica.
Mais vale a vida vivendo, do que a certeza que depois dela pode vir algo de bom também.
A psicologia diz definitivamente não fomos feitos para aceitar as perdas e isso também diz respeito a perda de fé.
Sem fé., podemos ser seres vazios.
Com fé, podemos ser tudo aquilo que almejamos ou podemos simplesmente sermos pessoas mais forte e capazes de suportar a realidade da vida.
Eu fico com a segunda parte da fé.
Onde aceito tudo da vida e nada levarei dela e o que fiz, fiz não prejudicando ou lesando, ludibriando ninguém.
Continuarei….
Irei degustar novamente o teu texto mais tarde.
ResponderExcluirUm grande prazer tê-la de volta.
Quando a água bate na nossa bunda 3 que realmente o bicho pega.
A fé tem um fator determinante, que é a confiança.
Então se me fosse dado o direito de escolher qualquer virtude, escolheria a coragem.
É exatamente isso que eu lhe desejo..
Um beijo no coração e que Deus nos abençoe.
Silvio Klinguelfus.
Amigo Silvio, tive que rir aqui!!!
ExcluirObrigada por sua sempre presença marcante aqui.
Te tenho em grande estima e respeitosamente em amizade.
É um grande prazer ter te conhecido mesmo que virtualmente, e com a certeza, a fé que es um grande homem, um homem re fé, uma fé corajosa.
Abraços
Leila Silva